Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Exposição "From Russia with Love" Proposta de Instalação Fotográfica por Nuno Moreira 15 de Dezembro

 

"If there is a country in the world which to other countries, distant or contagious is more unknown or unexplored, more than any other country enigmatic and mysterious, this country is undoubtedly Russia."

1861 - Dostoesvsky

Esta é a introdução escolhida por Nuno Moreira para a Exposição que vai estar patente na Galeria Restart a partir do próximo dia 15 de Dezembro.

O projecto "From Russia with Love" é uma reflexão sobre a Rússia como um dos países mais desconhecidos ao mundo ocidental, abordando especificamente a queda do comunismo e o reflexo directo na sociedade actual.

Sendo a Rússia o país com maior àrea terrestre do globo, e social, a instalação "From Russia with Love" pretende questionar figuras chave como Estaline e Ivan, O Terrível no desenvolvimento social e cultural deste povo.

A motivação do autor surge após uma intensa viagem pela Rússia onde teve oportunidade de contactar directamente com o povo e descobrir um país imperial que após a dissolução da União Soviética ainda se encontra muito fechado à Europa.

Essencialmente, este trabalho pode ser encarado como uma homenagem à Rússia e ao Cinema com um tom de ironia político-social.

Um paradoxo entre o grande potencial da Rússia enquanto país e o quanto ainda se encontra fechado num registo mental de império auto-sustentável.

A partir do próximo dia 15 de Dezembro a exposição pode ser vista na Galeria Restart.